Nightmare in textures

O meu projeto surgiu de algumas experiências que fiz com uma lente macro utilizando o meu telemóvel. Fotografei alguns objetos e depois insectos pequenos. Gostei bastante do efeito com que a imagem ficava com a lente macro e experimentei filmar alguns insectos. Com esta lente consegui observar os detalhes de insectos como aranhas, formigas, etc, que a olho nu não são perceptíveis. Muitas vezes ao filmar ou fotografar alguns, percebi que os seus detalhes tanto me causavam repulsa como fascínio! Por isso decidi que o meu projeto de vídeo centrar-se-ia nos insectos, com uma música algo obscura mas de carácter místico também- porque apesar do medo/nojo também havia interesse/curiosidade- e que eu iria tentar “sincronizar” os movimentos dos insectos com a própria música. Também gostei bastante de alguns planos do meu olho com a mesma lente, e pensei que poderia incluí-los se conseguir exprimir por exemplo pânico, repulsa, só com os olhos já que não gostei tanto dos planos dos lábios como forma de expressão. 

Decidi também que não queria um seguir um storyboard previamente pensado porque os vídeos que tenho feito são experimentações algo espontâneas, dependem do ambiente, da luz, do próprio insecto. A maneira como trabalho é mais espontânea no sentido em que gosto de ir testando até chegar ao meu agrado.

A maior parte dos insectos filmados encontravam-se cá na faculdade, pois aqui tinha alguma variedade de aranhas por exemplo.

Duração: Entre 1 a 2 min

Equipamento: Câmara do telemóvel (full HD ); Tripé para telemóvel; acessório para telemóvel com lente macro;

Recursos humanos: Eu

Software: Openshot

Storyboard: _

Despesas: _

Esta é uma das imagens que captei ao filmar uma aranhar ao pé do refeitório da faculdade. Não se se se percebe mas era muito pequena, no entanto com a lente macro é possível perceber os seus detalhes:

IMG_20160413_105531368